A Agência Fitch Ratings reafirmou os ratings de risco de crédito da Light (RJ) e das subsidiárias Light Serviços de Eletricidade e Light Energia. Em escala nacional, a nota de risco de crédito foi reafirmada em AA- e na escala internacional, em BB-. Nas duas escalas, a perspectiva foi alterada de estável para negativa.

De acordo com Fitch, a revisão da perspectiva para Negativa reflete as preocupações com a capacidade de a Light acessar novas linhas de crédito, devido às incertezas sobre a renovação da concessão da distribuidora. A agência considera a renovação no cenário-base, mas projeta necessidades relevantes de refinanciamento em 2023 e 2024, antes de uma definição para a concessão. A capacidade de securitização dos recebíveis pode ser uma importante fonte de recursos em 2023, mas pode não ser suficiente para suportar o refinanciamento de 2024.

Outro tema que a agência aborda e que influenciou na ação de rating é o fraco desempenho na distribuição. O Ebitda da Light Sesa é limitado por perdas de energia e provisões para perdas de crédito acima da cobertura tarifária e altas indenizações aos consumidores.

Segundo a agência, a nota pode ter uma ação positiva caso a perspectiva seja revisada para estável; uma definição da renovação da concessão da Light Sesa em condições mais favoráveis; de uma melhora no desempenho operacional na distribuidora e nas alavancagens líquida e total.

Já entre os fatores que podem rebaixar o rating estão que a concessão da Light Sesa não seja renovada; maior deterioração da liquidez do grupo e uma piora nas alavancagens.